"Minha missão é inspirar e ajudar pessoas a DESPERTAR de
uma vida de prateleira e encontrar a SUA própria forma
de realizar seu INTEIRO potencial e viver uma vida PLENA
de acordo com a SUA verdade."
Vou te contar mais sobre mim em formato literal de história, por duas razões: uma porque fica mais divertido e fácil de ler e outra porque, se vamos trabalhar juntos, apesar de comprido é importante que você conheça um pouco mais sobre mim, como penso, minha experiência e sobre como o coach entrou na minha vida, Combinado?
Um pouco sobre mim
Sou uma mulher legal...de verdade!
(anos de terapia para assumir essa frase kkk)
Gosto de muitas coisas: de dançar, de silêncio, de pintar, de andar de bicicleta, de roller, de moto, de trabalhar, de conversar, de matear, de cozinhar, de viajar, de fotografar, da natureza, de tecnologia, de ler, de estudar, de escrever, de física quântica, de conversar, de aventura, de sossego... vixi! sou uma diversidade :)
Jeans e pé no chão ou meus inúmeros saltos altos (quem me conhece sabe), nem um deles me define.
Gosto de ter liberdade para me permitir me manifestar em todas as faces de Eva, ao invés de ficar limitada a um único personagem.
Tanto como mulher quanto como ser humano, estou sempre tentando ser o melhor que posso.
Procuro a cada dia me conhecer um pouco mais, e amar a mim mesma com tudo o que sou, defeitos e qualidades (e como tenho a tendência a ser exigente comigo mesma, nem sempre isso é fácil)
Mas... descobri que essa é uma maneira garantida de poder amar os outros e a vida.
Um pouco sobre como eu penso
# ACREDITO na liberdade.
Posso ver resignação ou desistência, mas não sou capaz de ver VIDA ou felicidade em qualquer tipo de limitação ou prisão. Muito menos nas auto-impostas.
# ACREDITO que a vida deva ser plenamente vivida, e que para isso precisamos PERMITIR que ela se manifeste.
O tempo que temos aqui na terra é muito pequeno frente à imensidão desse planeta e à quantidade de experiências que podemos ter, e na MAIORIA das vezes somos nós mesmos que boicotamos ou “atrapalhamos” nossas melhores experiência, com algum tipo ou grau de limite/crença (prisão) auto-imposto.
# ACREDITO na felicidade.
Mas na felicidade que provém da paz com o que é.
# ACREDITO que é possível despertar do sonho da Matrix, e não mais viver somente uma vida-história de PRATELEIRA, apenas recontada com seu nome e endereço.
E acredito que é possível fazer isso aqui, nesse mesmo mundo de contas a pagar, de problemas e alegrias nos relacionamentos, de paisagens estonteantes.
Não estou falando em sair da casinha, estou falando em DESPERTAR, em conhecer quem você é de fato, o que você gosta, o que é importante para você, o que faz você estar em paz com suas escolhas, e... APOIAR-SE a manifestar isso no mundo.
Um pouquinho de cada vez, um tantinho mais a cada dia.
Sem radicalismos.
Sabendo na pele que não é fácil, mas também sabendo que é possível.
# E ACREDITO que quando a gente faz isso, a gente encontra a paz (e aquela tal felicidade) de viver.
Mas para isso, é preciso ter clareza, coragem e então permitir que a sua história aconteça.
# A CLAREZA de quem somos se desenvolve com o autoconhecimento sim, mas ela só decola de fato quando DECIDIMOS parar com os mi-mi-mis e assumimos a responsabilidade de olhar para dentro e como eu costumo dizer “falar pra fora”, para ouvir-se.
Sem medo. Sem julgamento.
E especialmente sem escassez (reforço essa última palavra porque muitas vezes não queremos dizer porque achamos que depois não poderemos “nunca mais” mudar de idéia... e isso não é verdade. A vida é um processo de melhoria contínua).
# A CORAGEM para apoiar e lutarmos pela nossa própria vida-história é despertada quando entendemos que só temos uns poucos anos aqui na terra (pelo menos poucos de cada vez), e que esse nosso tempo passa muito depressa para ficarmos “empurrando com a barriga” nossos desejos e sonhos.
# A partir daí a vida acontece como um processo.
A cada dia uma versão nova em uma melhoria constante.
Com muito mais aceitação e real aproveitamento de todas as experiências que acontecem.
E, por estarmos lutando ao NOSSO lado, POR nossa vida-história, estamos cheios de energia, cheios de vida e em paz com nossas escolhas.
Essa é a vida que eu chamo de Vida Abundante ou Vida Plena. Que eu ACREDITO que seja o tipo de vida que viemos para cá para viver.
"Essa é a vida que eu chamo de Vida Abundante ou Vida Plena"
É essa a vida que eu quero viver, que eu sempre persegui (quem me conhece, pode confirmar). É essa a vida que eu nunca desisti de encontrar, não importando quantas lágrimas derramei, quantos perrengues eu passei, quantas mudanças eu precisei fazer, quantas crenças tive que abrir mão, quanta disciplina precisei ter, porque HOJE posso dizer que vivo muito mais nela do que na vida-de-prateleira.
Claro que ainda tem coisas que eu trabalho em mim (e acho que esse é o processo de viver), mas... aquela angústia que eu carreguei minha vida inteira, de estar faltando alguma coisa, faltando propósito ou sei lá o quê, está sendo gradativa mas CONSTANTEMENTE e rapidamente transformada em PAZ e ALEGRIA.
E, fala pra mim: Tem preço viver em paz, em concordância com a vida que você vive ?
Eu posso garantir... vale cada esforço!
E eu ACREDITO que todos nós podemos ter essa vida.
Basta DECIDIRMOS buscá-la.
Esse é o meu maior motivo de ter me tornado coach profissional (e é também por ele que gosto de escrever e compartilhar meus próprios aprendizados e insights):
Eu ACREDITO que todos nós podemos realizar o nosso potencial e vivermos a vida que desejamos.
Se eu consegui...
Se eu, com todos meu fantasmas, crenças erradas, traumas, medos, inseguranças, consegui... é fato que VOCÊ também consegue!
E eu me sinto realizada quando tenho a chance de ajudar as pessoas a encontrarem a SUA própria forma de DESPERTAR e MANIFESTAR seu próprio potencial, para viverem suas próprias vidas-histórias...
Minha história com o Coach
Minha formação original é na área de TI, e em praticamente toda a minha vida adulta eu trabalhei nessa área.
Nos últimos 8/10 anos, meu trabalho parece que adivinhou as mudanças que chegariam e comecei a trabalhar coordenando uma equipe de processos (processos organizacionais, sabe o que é ? resumindo em palavras não técnicas: encontrar a melhor, mais segura e mais econômica forma de fazer as atividades em uma empresa - como atender melhor os clientes, como fazer um processo seletivo, como desenvolver software, contas a pagar, etc. e... e medir/melhorar eles continuamente em busca de qualidade e excelência).
Também nessa época me envolvi mais profundamente com Planejamento Estratégico (missão, visão, metas, projetos), Modelo de Excelência em Gestão (processos e muitos indicadores) e com Gestão de Projetos (etapas, alocação de recursos, custos, tempo, medir, acompanhar, recalcular a rota,...atingir o resultado desejado).
Por acaso eu estava em uma empresa de TI, mas esse tipo de trabalho não está mais diretamente ligado à tecnologia e pode ser parte de todo tipo de empresa.
Um mundo inteiro de novas oportunidades de desenvolvimento se abriu, e eu estava realmente amando fazer isso QUANDO.
Quando fui participar de um evento da Paula Abreu no Rio de Janeiro (o Lifestyle Academy).
Eu seguia a Paula fazia um tempo e conhecia/seguia a maioria dos palestrantes. Nem pensei duas vezes para poder assisti-los todos juntos pessoalmente.
Inocente eu...achei que seria só isso (que já não é pouco!!!) kkk.
São centenas de pessoas participando, em três dias muito intensos.
Centenas de pessoas...da área humana: psicólogos, gestão de pessoas, coachs, médicos, terapeutas... ou então profissionais do mundo digital...
E eu.
Comecei respondendo: EU SOU DA TI, e blá-bla-bla todo o resto.
No segundo dia eu já estava respondendo bem baixinho: eu sou da ti, e blá-bla-bla todo o resto, MAAAS (aumentando o volume da voz), EU ESTUDO desenvolvimento pessoal a minha vida inteira e sigo a maioria dos palestrantes, por isso estou aqui (olha eu, justificando... só para tentar amenizar a cara de "o que tu tá fazendo aqui?" das pessoas quando eu respondia o que eu fazia, e que tinha pago do meu bolso para estar ali).
Foi estranho e engraçado me ver tendo essa atitude. Normalmente eu não justifico, pois não me importo... mas parece que eu precisava me ouvir. Repetidas vezes: "EU ESTUDO desenvolvimento pessoal a minha vida inteira"
E é verdade.
Me dei conta disso bem ali.
Eu sempre leio e estudo muito, porque adoro, e analisando minha estante de livros percebo que 80% dos meus livros são na área de desenvolvimento pessoal. De cursos talvez caia para uns 60%, porque a área técnica também me interessa, ainda assim é mais da metade.
Aimeudeus! o que isso quer dizer ?
Nesse mesmo evento, estava tomando um café com uns colegas de um curso on-line que eu estava fazendo (na área pessoal, #confesso), quando uma colega que é psicóloga virou pra mim e disse: você é coach. Não, e eu ia emendar o blá-blá quando ela me interrompeu: Você É coach. Esse seu comportamento e a forma com que você falou comigo é de coach.
Abri um olho de Mônica: Aimeudeus, de novo?
Voltei pra casa com uma pulga atrás da orelha, porque na época eu estava fazendo um processo de coach, por dois motivos especiais: o primeiro é que eu queria ir além de onde tinha chegado e queria isso em um tempo específico, e o segundo é porque eu NÃO me considerava competente com pessoas e queria resolver essa questão, desenvolvendo essa competência!
Não fazia sentido.
Explico: Naquele tempo eu estava coordenando uma equipe e sentia estar deixando eles malucos com meu jeito (outra hora conto melhor esse episódio que é riquíssimo em aprendizados, mas resumindo pra não deixar solto: como eu sempre fui muito operacional, super rápida, super focada, super disciplinada, super qualidade, super certinha - e quando digo SUPER estou usando deliberadamente o mau sentido da palavra – todas as vezes em que eu estava atolada de trabalho, leia-se quase sempre... eu agia simplesmente: sim/sim, não/não, foco no resultado, sem conversas de delongas, ponto. E claro que isso soava duro. Mesmo que minha intenção fosse das melhores, eu era gestora... e com pessoas, essa forma super resumida soava muito dura... ai ai, sempre a FORMA... ainda bem que a gente aprende a perdoar-se). De qualquer forma eu estava trabalhando e pagando para melhorar isso.
Well... voltando ao assunto.
Levei a questão do evento para o coach, e ela levantou os ombros e disse, bem na minha cara: Sim, você tem tudo para trabalhar com pessoas.
Whaaaaaaaat ??
Emburrei.
Fui choramingar com minha amiga, que me disse, calmamente: Sim, você já fez isso muitas vezes. Lembra essa e aquela e aquela outra ocasião?
Até tu Brutus?
Então fui procurar uma formação em Coach (demorei um pouco pesquisando, porque queria um curso sério), e confesso, me matriculei muito mais para poder "provar" minha idéia original (e errada) sobre mim mesma do que para outra coisa.
Mas não teve jeito.
Me rendi.
Totalmente.
Eu bebia as aulas... vibrava, não dava conta de anotar tudo, quase pulava na cadeira com tantos assuntos que eu estudo e amo reunidos em um único currículo. E ainda tive a sorte de ter um professor maravilhoso (Ricardo Gonçalves), que acho que viveu umas 200 vidas nessa única existência. É muito conteúdo. É muita vivência. É com muito amor que ele faz o que faz.
Fiquei fascinada, tinha achado a minha praia.
E até mesmo atender... que eu achei que seria super estranho, não foi.
Surpreendentemente para mim, foi a coisa mais linda e mais fácil que eu já fiz na vida.
Podem ter sido milhares de fatores. Tudo o que eu já estudei, tudo o que eu já vivi e todos os perrengues que eu já passei (que não foram poucos), o tanto de terapias que eu já fiz, a maturidade, os cursos de desenvolvimento pessoal que eu fiz e até mesmo os processos, os indicadores, a gestão de projetos, o planejamento, a priorização e estratégia, sei lá... o que sei é que nunca fiz algo com tanta segurança e alegria.
E ver a transformação das pessoas que você ajuda, os resultados que elas obtém, o despertar, nossa... é uma experiência incrível.
Foi assim que o Coach entrou na minha vida.
E o que eu tenho a dizer, depois de cada atendimento é....: Deus, como eu amo fazer isso!
Se eu pudesse mostrar minha energia depois de uma sessão, talvez fosse como fogos de artifício (quer ver então no final de cada processo, vendo os resultados atingidos... fica tipo ano novo! kkk)
É mesmo incrível, e foi assim que tudo aconteceu.
Sobre essa página/site e minha recente aventura
Já essa página (ou site), nasceu de uma outra história.
Desde a formação que fiz, eu estava atendendo em todos os horários livres que eu tinha. Por skype, pessoalmente, no sábado, à noite, no tempo que dava... paralelamente com meu trabalho na TI.
Então aconteceu de eu ser desligada da empresa onde eu trabalhava (em julho do ano passado), e desde lá eu me dei uma espécie de tempo sabático.
Depois de uma vida inteira de trabalho, e graças ao empurrãozinho de um amigo querido (Felipe), me dei um tempo para viver algumas experiências diferentes, como fazer o Caminho de Santiago inteirinho a pé (830 km), viver uma rotina flexível, viver um tempo em outro país, quebrar minhas últimas barreiras, vencer mais alguns medos... coisas que eu queria muito experimentar e que estou fazendo agora!
(você pode saber um pouco mais dessas minhas aventuras nos posts do instagram ou nos blogs)
O que estou vivendo nesse momento, os aprendizados que tenho feito, as mudanças de comportamento, e especialmente a paz que eu tanto desejava e que agora tem se materializado cada dia mais na minha vida... não tem preço!
Sou grata ao universo e sinto sim muito orgulho de mim por ter tido coragem de fazer isso.
Foram éons percorridos em apenas alguns meses.
O que me reserva o futuro, eu ainda não tenho total certeza (porque não estou procurando essa resposta agora).
Mas a única coisa que eu sei que quero, é ter o coach na minha vida.
Eu amo fazer isso!
Então, depois de um tempo "parada", fazendo apenas alguns processos mais curtos e informais por causa das minhas últimas viagens, em abril/2017 eu retomei OFICIALMENTE meu trabalho como Coach.
"Você PODE realizar
seu potencial e
VIVER a vida
que deseja"
E eu estou aqui para
ajudá-lo nessa jornada